segunda-feira, 29 de março de 2021

Aula 01- Apresentação do Cc Universidade e Sociedade

 




 

“O homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz o seu saber.”

Paulo Freire

 

Universidade e Sociedade

    O componente curricular - Universidade e Sociedade; foi apresentado em 22 de fevereiro de 2021 pelo Professor Joel Felipe, que após as apresentações, docente e discentes, nos fez a seguinte pergunta: “Qual o ponto de vista de vocês sobre a Universidade e seus espaços e em relação ao curso de sua escolha, o que esperam?” Lógico que a pergunta incutia levantar pensamentos internos em cada um de nós a cerca do assunto em questão!

    Após breve posicionamento por cada um de nós, o professor Joel passou a discorrer sobre “velhas e novas universidades” – modelos, levantando ainda temas relevantes e buscando sempre fomentar em seus alunos a exporem o que sabiam a respeito.

    Ainda nessa aula introdutória, aprendemos sobre “Netiqueta”, que é a maneira como devemos nos comportar ao fazer uso da tecnologia digital nas redes sociais e nas diversas plataformas. Ou seja, são regras básicas de boas relações entre pessoas, e guia facilitador de comunicação dentro do ciberespaço.

    Assim, deu-se inicio a este Cc de forma dinâmica, discursiva, interativa, entrelaçando conhecimento, introduzindo saberes e construindo relações de afetos entre a universidade-professor-alunos, um nicho sendo criado, formando uma teia que nos conecta em uma relação de trocas extremamente nobres e enriquecedoras.

    

Amadurecer

 



Resistência pra viver.

Crescer para florescer!
      Mar Santos Dutra    


            
    Aprendi com a maturidade que os ciclos da vida não são construídos somente de flores e perfumes, de sonhos e fantasias; ás lágrimas, dores e sofrimentos também faz parte da mesma, pois nos ensina muito mais que o amanhecer ensolarado em lindos dias primaveris.

    A Vida é um constante renascer para cada ciclo vivido! E em cada um deles você morre para nascer diferente! 
    Como árvore plantada, que antes de ser transformada em árvore, viu-se ainda semente ser enterrada, - morreu, renasceu, cresceu! Resiliente, resistiu aos ventos, o sol, a chuva, as ações humanas, até que viu o desabrochar de suas primeiras flores, e em seguida linda flor deu lugar a seus frutos e dentro dele lá estava o início - a semente. 

   Como o ciclo das árvores, assim sou eu. Pois como elas, algumas vezes foi-me necessário morrer para nascer e crescer mais resiliente, afim de florescer- gerando frutos e espalhando sementes de experiências e saberes de vida.

A UFSB e a integralização de universidade popular

            Com o surgimento de renovação do ensino na Europa e América do Norte através da Escola Progressista no final do século XIX ganha...